Mais de 60% dos alunos do AC veem a escola como espaço de aprendizado e autoconhecimento, diz relatório

  • 11/11/2025
(Foto: Reprodução)
Mais de 60% dos alunos do AC veem a escola como espaço de aprendizado e autoconhecimento Mais de 60% dos estudantes acreanos do ensino fundamental 2 consideram a escola um ambiente propício ao aprendizado e ao autoconhecimento. É o que mostra o Relatório da Semana da Escuta das Adolescências, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O levantamento, feito em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Itaú Social, ouviu cerca de 16 mil adolescentes do 6º ao 9º ano em todo o estado. (Veja o perfil por cada série mais abaixo) 📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp Os dados revelam que, embora a escola siga sendo associada a um espaço de aprendizado, a percepção positiva diminui conforme os alunos avançam de série, principalmente em relação ao acolhimento e à participação. “É preciso fazer com que o currículo da escola se torne mais próximo dos desejos, expectativas e necessidades das adolescências, que converse com os desafios dessa fase, repleta de conflitos”, destacou o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC, Alexsandro Santos. “As vozes desses adolescentes são um chamado para construirmos escolas que respondam às suas necessidades e aspirações”, complementou a superintendente do Itaú Social, Patricia Mota Guedes. LEIA MAIS: Educação do AC abre seleção com mais de mil vagas para professores; saiba mais Apenas 3,9% dos alunos do AC concluem estudos com aprendizado adequado em português e matemática Aos 64 anos, idosa faz o Enem pela 1ª vez com sonho de cursar administração no AC Acre tem menor índice de escolas com acesso à internet do país, diz Censo Escolar Anuário da Educação 2025 revela falta de infraestrutura nas escolas do Acre 6º e 7º anos: acolhimento e socialização ainda fortes Entre os alunos do 6º e 7º anos, 68% enxergam a escola como um ambiente de aprendizado e autoconhecimento. Outros 67% associam o espaço ao acolhimento e pertencimento, e 66% o veem como local de relacionamento e socialização, sendo que 81% destes afirmam ter amizades significativas. Já 61% consideram a escola um ambiente de participação. Quando o assunto é envolvimento nas decisões, 70% acreditam que todos podem se fazer presentes na vida escolar, mas apenas 52% percebem participação das famílias nas atividades. Em relação aos temas de interesse: 53% dos estudantes priorizam as disciplinas tradicionais; 29% escolhem temas ligados ao corpo e ao socioemocional; 20% preferem áreas voltadas a habilidades para o futuro; e 15% para direitos e sustentabilidade. A tecnologia aparece com destaque: 43% preferem atividades com mídias digitais e 35% se interessam por pesquisa científica. Entre as formas de aprender, 36% valorizam trabalhos em grupo e 26% citam leituras como maneira eficaz de aprendizado. Na convivência, 42% defendem mais jogos e competições para integrar os colegas, enquanto 35% pedem ações contra bullying, racismo e violências. Melhorias nos espaços escolares e mais segurança são apontadas por 31%. Apenas 3,9% dos alunos concluem estudos com aprendizado adequado no Acre, diz Anuário 8º e 9º anos: queda na percepção de acolhimento e participação Entre os alunos do 8º e 9º anos, 65% enxergam a escola como espaço de aprendizado e autoconhecimento, três pontos a menos que os mais novos. O sentimento de acolhimento cai para 60%, o de socialização para 56%, e o de participação para 51%, mesmo que 82% destes afirmem ter amizades significativas. O envolvimento nas decisões também é menor: 62% dizem acreditar que todos podem participar da vida escolar, e só 46% percebem participação das famílias. Sobre os temas que mais interessam: 41% dos estudantes priorizam disciplinas tradicionais; 27% escolhem corpo e socioemocional; 24% habilidades e futuro; e 14% direitos e sustentabilidade. O interesse por autoconhecimento, autocuidado e saúde mental cresce para 25%, superando o dos mais novos (23%), enquanto artes e cultura caem para 23%. As preferências por atividades também se mantêm próximas: 41% valorizam tecnologia e mídias digitais, 28% pesquisa científica e 35% aulas práticas. No quesito convivência, 48% defendem jogos e competições, 31% pedem mais ações contra violências e 34% querem melhorias nos espaços físicos. 29% também citam a segurança dentro e fora da escola como prioridade. Pesquisa traz dados sobre convivência no ambiente escolar no Acre Jardel Angelim/Rede Amazônica Acre VÍDEOS: g1

FONTE: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2025/11/11/mais-de-60percent-dos-alunos-do-ac-veem-a-escola-como-espaco-de-aprendizado-e-autoconhecimento-diz-relatorio.ghtml


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